quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Serviço Social no "Test Drive"



As alunas Alice, Natielle e Samara fizeram algumas perguntas à equipe do Serviço Social.

Leia na íntegra:

"Estamos aqui na Feira de Profissões, conversando agora com a professora e coordenadora Adriana, do curso de Serviço Social. O Serviço Social hoje tem um campo de atuação muito amplo, principalmente na cidade de Lages. Como foi a procura pelo curso neste ano?

Então, gente, o curso de Serviço Social tem um público muito característico. Geralmente quem nos procura são os jovens que já desenvolvem, ou no seu bairro ou na sua igreja, enfim, já são articuladores, já pertencem a grupos, são pessoas que mobilizam a comunidade com grupo e futebol, ou algo nesse sentido. Então geralmente quem nos procura são pessoas que já têm esse perfil articulador. Então, sempre, o Test Drive é para nós uma referência na divulgação do curso. Ela não é a única. Nós sempre procuramos trabalhar o ano inteiro levando informações para a sociedade, da importância da profissão e também dos Projetos de Pesquisa e de Extensão que nós temos. Então, é certo que o Test Drive pra nós é um ponto de referência de divulgação e importante de aproximação dos jovens, ajudando a divulgar essa profissão do Serviço Social aqui na região.

No ano que vem, quais as expectativas para o curso?

Bem, vou ser ousada. Nossa expectativa é fechar a turma. Nós temos sempre a meta do curso social, que é de uma turma por ano, e a gente trabalha de forma qualitativa, no sentido de implementar nossos projetos de extensão e de pesquisa. Então ensino, pesquisa e extensão para que a gente possa não só desenvolver conhecimento dentro da academia, mas ter um compromisso social, que perpassa o nosso Projeto Ético-Político da Profissão, de estender isso para a comunidade. Para que ela tenha acesso aos seus direitos, e em especial ao que a gente produz aqui dentro, que é o conhecimento. É como se fosse um exercício de expansão da Uniplac para além dos seus muros. O Serviço Social tem sempre esse projeto interno, para que além de formar pessoas competentes, a gente leve os direitos aos sujeitos que estão na nossa redondeza. Nossa meta é fechar a turma e garantir a continuidade. Esse ano nós fomos novamente aprovados pelo MEC, o Conselho Estadual de Educação. Estamos bem felizes. É o segundo ano em que o curso tira 4,0 no ENADE. Nesse ano, ele foi o único curso que tirou a nota 4 no ENADE, e nós estamos na perspectiva de garantir essa qualidade, de pelo menos manter o conceito 4 e quem sabe um dia chegar ao conceito 5, mas sempre na perspectiva de qualificar o aluno e estender conhecimentos à comunidade.

Obrigada, Adriana! Somos acadêmicas de Jornalismo, em entrevista para o blog."


Banner expõe diferenciais do curso de Serviço Social. Índices o apontam como referência. (Foto de Andressa B. Ramos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário