segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Bastidores da cobertura do "Test Drive"

Texto de Lucas M. Pagani.
    
   Quando criamos este blog, nosso objetivo era que o curso de Jornalismo mostrasse os resultados de seu trabalho. Só nós sabemos como não foi fácil. Daquela quarta-feira 15 de fevereiro, início do ano letivo, até hoje, foram-se nada mais que 222 dias.

    Adeptos da numerologia veem na sequência tripla do número 2 uma "relação de alma gêmea". Nas palavras da clarividente Gillian MacBeth-Louan, o número 222 significa que "nossas recém semeadas ideias estão começando a desenvolver-se na realidade. Continue regando-as e nutrindo-as, e logo elas brotarão da terra para que possa ver a evidência de sua manifestação".

    Destino ou coincidência, certo é que, de fato, estamos cada vez mais vendo germinar os frutos do trabalho de todos, colegas e professores. Exemplo disso foi a experiência apaixonante da cobertura do Test Drive 2012. Foram dois dias em que nos sentimos mais próximos da realidade da profissão de jornalista; dois dias em que o futuro não pareceu uma galáxia longínqua, mas uma estrela logo ali.


Acadêmicas produzindo matérias durante a Feira das Profissões.
Daniela, Natielle, Alice, Maria Clara e Cassiane foram algumas dentre os acadêmicos que experimentaram a prática jornalística. Foto de Sílvia Cristina.
    Resta-nos agradecer. Agradecer imensamente a todos que nos têm apoiado. À Uniplac e sua Assessoria de Comunicação Social, que fizeram parceria com a turma. Às escolas visitantes, seus alunos e professores, em especial às dezenas de pretendentes às vagas do Jornalismo 2013.

    À nossa coordenadora, profª. Betina Pinto, por estar ao nosso lado o tempo todo, orientando-nos e divertindo-se conosco. Ao prof. José Luiz e à profª. Adriana, que presenciaram nossa atividade e contribuíram com ela. À profª. Ilsen, que não pôde deixar de passar por nosso estande e cumprimentar-nos. Ao prof. Luiz Augusto, sem o qual este blog não estaria no ar. Enfim, a todos os professores, para que saibam que cada minuto é válido e que têm mérito em nossas realizações.




Da direita para a esquerda: Alice, Andressa, Daniela, Flávio, prof. José Luiz e Vantuir.


   A todos os profissionais da imprensa e convidados, que se dispuseram a compartilhar conosco algumas horas, com conversas e incentivos valiosos. E, é claro, a você, leitor, que acompanha nosso blog a cada nova postagem, para estar por dentro de tudo que acontece. Todos vocês merecem cada uma das 3950 palavras e cada um dos 20220 caracteres que compõem os textos publicados da cobertura.



Parte da turma na noite da quinta-feira. Da esquerda para a direita: ao fundo, Flávio, Luiz Henrique, profª. Adriana, Vantuir e Natielle; à frente, Andressa, Gilberto, Daniela, Sílvia, Lucas, Samara e Alice.


  É conveniente fechar as atividades relativas ao Test Drive com um trecho do depoimento do jornalista Lucas Neves, feito às colegas Alice e Natielle: "colocar sentimento no que faz é a maneira mais simples de conquistar o público".

   E sentimento não nos faltou. Risos e pressa, trabalho e diversão. Provavelmente, o sucesso da cobertura do Test Drive, primeira grande amostra do potencial do grupo, se deve ao ânimo incessante que nos move.

Um comentário:

  1. Legal ver vocês se empenhando no "Test Drive". Definitivamente chamou atenção para o curso na Uniplac toda.

    ResponderExcluir