quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Música no "Test Drive"

          Os acadêmicos de Jornalismo Carlos Henrique, Patrícia Berlanda e Luiz Henrique visitaram o curso de Música e apuraram informações bastante interessantes.   


Foto de Lana C. Pinheiro.
    Lá estava o prof. Rodrigo Velho, que leciona as cadeiras de Educação Musical (do 1º ao 4º semestre) e percussão (5º e 6º semestre). Participa do grupo “Esses Moços”, que trabalha com três linhas de pesquisa: Jazz, Choro e Samba. No dia 24 de setembro, às 20 horas, no Teatro do Sesc, o Grupo lança seu primeiro DVD, gravado no Teatro da Pousada Rural. O mesmo faz parte da turnê do Circuito de Música e todas as composições são próprias.

     Ainda no estande do curso de Música, estavam Maraca (da banda Brazil HI-FI), Andrei (da Camerata Vento Sul), Eclair e Giovana, que também são acadêmicos. Todos tocavam algum instrumento, chamando a atenção do público presente.

    Rodrigo conta que cresceu bastante a procura pelo curso, devido à Lei 11.769/2008, que obriga o estado e o município a promoverem o ensino de música nas escolas. Ainda hoje a implantação deixa a desejar pela falta de professores habilitados na área. As escolas municipais oferecem aulas fora do horário regular, dividindo espaço com Teatro e Artes Visuais.

      Das três turmas do curso, uma é em Regime Especial (sexta e sábado) da Bolsa FUNDES, com 20 alunos. O curso desenvolve ensino em flauta, violão, arranjo, composição, entre outros. Há necessidade de conhecimento prévio em música. Além do mais, o curso promove seminários direcionados aos acadêmicos, com palestras e oficinas. O seminário deste ano está programado para o mês de novembro.


Foto de Lana C. Pinheiro.
     A professora de geografia Míriam Bendlin trouxe seus alunos da EEB São Judas Tadeu ontem à noite para prestigiar a Feira das Profissões e ficou satisfeita ao ver o espaço destinado à música. Míriam é também professora de piano e teclado, na Escola Pequeno Músico, na Av. Brasil, além de ser integrante da Vivace Camerata, grupo de repertório popular e erudito de Lages.

    "É ótimo ver que a cidade, e o estado também, está despertando para a importância da música no retrato cultural da identidade", apoia Míriam.







Nenhum comentário:

Postar um comentário